Algumas peças, como bases de guirlandas ou algumas bases e quadrinhos, não ficam muito boas com o enchimento siliconado.

Para que elas não fiquem muito retas, fazemos o tipo de enchimento “slim”.. que é aquele que não fica super cheio, mas também não deixa a peça “chapada”.

Nas minhas peças eu costumo fazer esse tipo de enchimento com algumas camadas. Lembrando que, cada artesão vai fazer de uma maneira diferente.

 

Uma das camadas precisa ser firme, para que a peça não dobre. Pode ser papel paraná, papelão, cartão.. eu geralmente uso o que tenho em casa, costumo guardar embalagens de cereal, bombom.. que tem um papel mais grossinho e uso nessas ocasiões.

 

 

Para deixar a peça fofinha, é necessário ter uma camada, com algum material fofo.. Pode ser a manta acrilica, R1 ou R2.. ou ainda a Manta Pack (A espessura de cada material, depende do tipo de peça que você precisa confeccionar).

Porém, se usarmos as caixas de embalagens, esses materiais mais fofos, não conseguem cobrir por completo as imagens e podem acabar aparecendo na peça, caso o feltro usado seja clarinho.

 

 

Por isso, eu costumo deixar a parte da imagem para trás e cubro com uma camada de E.V.A., geralmente branco. Isso faz com que a imagem não apareça no feltro e dá um toque mais suave na peça.

 

 

Basicamente, o meu recheio slim são as seguintes camadas (de trás para frente):

Feltro + E.V.A. + Papelão + Manta (acrílica ou pack) + feltro

Se eu perceber que o papelão está muito escuro e a parte da frente da peça ficará escura, coloco uma camada de E.V.A. por cima do papelão, antes da manta.

 

 

Para facilitar na hora da costura, esse recheio precisa ser colado.. assim ele não fica bambeando e saindo do lugar.

Para isso, eu uso a cola de silicone e espero secar.

Se estiver com pressa uso a cola quente.

Porém, a cola quente derrete a manta pack, pois ela é um tipo de plástico. Por isso, o ideal é usar a cola de silicone ou outra cola fria para artesanato.

 

 

Em seguida, basta colar com um pinguinho de cola no feltro, para que não saia do lugar.. ou usar alfinetes. Deixando um espaço das bordas.

Geralmente deixo o recheio menor que o feltro, mais ou menos 0,5 cm. Como ele fica alto, é necessário esse espaçamento da borda, para conseguir fazer a costura.

 

 

Depois é só costurar em volta, com o ponto de sua preferência.

Perceba como a peça fica com um aspecto fofinho nas bordas.

 

 

Para peças que precisam estar mais fofas, como guirlandas por exemplo, você pode usar a manta acrílica, daquela que é mais alta.. Uma manta pack mais grossinha.. isso vai dando altura para a peça.. de maneira uniforme, ao contrário da fibra siliconada, por exemplo.

Uma guirlanda feita com a fibra siliconada, fica muuuito mais fofinha, mas além de dar muito trabalho, é bem mais difícil de deixá-la uniforme como as que utilizam o tipo de enchimento slim.

Mas também é uma questão de gosto.. existem pessoas que não gostam desse estilo slim.

Eu gosto bastante!

Veja algumas peças que fiz nesse estilo (as apostilas você encontra aqui!) :

 

 

 

4 Comentários

  1. anagarabaya 19 de março de 2019

    hola queria preguntar si las figuras de los animalitos como los gatos,focas leones etc…no los venden ya hechos?gracias

  2. anitaholleben 2 de agosto de 2019

    Bom dia ! Amigo comprei algumas apostilas e fiquei com duvida nos moldes que usam caneta para fazer acabamento. Alguns pede pra usar caneta ponta fina ou extra fina permanente. essas canetas são especiais pra tecido ou são as normais que encontramos em papelaria?

    • Fatima 4 de agosto de 2019

      Oi Anita! A caneta permanente de ponta extra fina é aquelas de marcar CD, você encontra em papelarias. Você também pode usar a de tecido.
      No nosso Youtube e aqui no menu Vídeos, tem um pap de como uso a caneta para fazer os rostinhos 😉

      Abraço!
      Fátima

Deixe o seu Comentário

TOPO