Hoje, ele está entre os materiais mais populares no artesanato, usado para produzir muitas fofuras e gerar renda. Mas você sabia que ele é muito mais do que só um “tecido” bonito no seu ateliê?

 

Processo de produção

O nosso queridinho é considerado um Tecido não Tecido (TNT), pois suas fibras são compactadas e não trançadas, como nos tecidos comuns, por isso ele não desfia quando é cortado, podendo ser costurado ou colado. Porém esse processo também é o responsável pelo aparecimento de bolinhas com o passar do tempo e o manuseio, já que as fibras acabam se soltando.

 

 

Um pouco de história

Hoje ele pode ser produzido com lã ou materiais sintéticos, mas quando foi criado no Egito antigo, muito antes da tecelagem e do tricô, era feito exclusivamente com pêlos de animais, como ovelhas, camelos, lebres, etc.

Devido ao processo atual de fabricação, o feltro hoje em dia possui uma grande variedade e pode ser encontrado em diversas cores, espessuras (fora do Brasil), texturas (mais compactos ou mais fofinhos) e estampas.

 

 

Qual lado usar?

Assim como outros tecidos, ele possui o lado avesso e o lado direito. Basta observar o lado que tem furinhos: esse é o avesso.

Consideremos esse lado como o avesso, pois ele tende à criar mais bolinhas com o tempo, então o ideal é que ele fique no interior da sua peça. E também é desse lado que riscamos os moldes, para que não fiquem marcas no lado da frente da peça.

 

 

Acabamento

O feltro que vemos com maior frequência hoje em dia, por ser sintético, tem a propriedade de derreter. Por isso algumas empresas fazem o corte à laser, que confere um acabamento selado às bordas. Além de conseguir cortes precisos em tamanhos pequenos, que nos ajudam à dar um toque à mais nas nossas peças.

Também é possível dar esse tipo de acabamento com um isqueiro, por exemplo. Porém não é tão simples, já que o feltro derrete com muita facilidade próximo da chama.

 

 

Além do artesanato, o feltro também é utilizado em vestimentas, peças de decoração, jardinagem e equipamentos industriais.

Super legal conhecer melhor o nosso queridinho, não é mesmo?! Conhece mais alguma curiosidade? Deixa aqui pra mim nos comentários!!

 

😉

 

Deixe o seu Comentário

TOPO