logo

Lançamentos na Loja

Acesse nossas últimas Dicas

O que você procura?

Dicas para Iniciantes

Timart / Iniciantes  / Dicas para Iniciantes

Dicas para Iniciantes

Hoje em dia, temos algumas marcas de feltro disponíveis no mercado. Tem os feltros mais compactos e os mais macios e fica à seu critério escolher qual gosta mais.
Faça testes com todas as marcas, para descobrir qual você se adapta melhor.
O lado avesso do feltro é o lado que apresenta uns furinhos, geralmente usamos esse lado para riscar o feltro, assim não aparece marca de canetas.
O feltro é um material que cega tesouras com muita facilidade, por isso é aconselhável que você tenha uma tesoura só para corte de feltro e outra tesoura para outros tipos de materiais.
Também é interessante ter tesouras de tamanhos variados, como as menores para vazar o feltro, as médias para cortar os moldes em geral e uma maior, para cortar peças grandes.

A linha eu prefiro a de pesponto, mas é meio complicado achar todas as cores. Elas são um pouco mais fortes que a de costura, sem perder a delicadeza do ponto. E na hora que faz o tão temido nó.. ela é muito mais fácil de soltar.

Mas você ainda pode usar linha de costura, meada ou de crochê.

Agulha eu uso entre o número 7 e oito.

Não pode ser muito grande, pois dificulta a passagem no feltro e deixa furos enormes.. se você precisar desmanchar a peça, isso vai ser um problema.

A cola que eu utilizo nas minhas peças é a cola quente,  pois ela cola super bem e instantaneamente.

Você também pode usar cola de silicone liquida, mas precisa esperar ela secar um pouco, antes de unir as peças e ficar segurando até que estejam coladas. A vantagem da cola de silicone é que ela não queima seus dedos.

Os moldes eu gosto de passar para o acetato… como ele é durinho, não estraga tanto com o uso. O acetato que eu uso é aquele de fazer encadernação, compro o pacote com 50, no tamanho de uma sulfite e tem em várias cores.

Você também pode imprimir seus moldes diretamente no papel canson, pois ele também é durinho e facilita bastante na hora de passar para o feltro.

Eu marco os moldes no feltro com caneta esferográfica comum e corto por dentro do risco, de maneira que não apareça a marca da tinta.

Você pode usar também caneta fastaminha, ela apaga com o calor do ferro de passar ou com o secador de cabelo.
No feltro escuro eu uso lápis aquarela branco ou tinta dimensional branca (sem apertar muito).
Você também pode usar aquelas canetas de gel na cor branca ou prateada.
Também uso essas tintas dimensionais para fazer olhinhos… bocas e detalhes.
Como ela tem um bico fininho, é ótima para fazer esse tipo de serviço.

O enchimento eu gosto de usar o siliconado, ou importado, pois ele é mais macio.
Mas também tem o nacional, ele é um pouco mais durinho, mas também é bom.

Agora com todas essas dicas é só colocar a mão na massa!

Seja o primeiro a comentar essa Postagem
Deixe um Comentário