Você já viu como lidar com as temidas bolinhas do feltro aqui. 

Mas você também sabia, que o  feltro é um material que tem a propriedade de acumular poeira e absorver odores e que por isso é importante que ele seja guardado de maneira correta?

Veja algumas sugestões de como você pode guardar com segurança o seu queridinho do coração:

 

1- Evite amassados

Guarde sempre o feltro bem dobrado ou enrolado. Isso evita que ele tenha amassados na hora de confeccionar a sua peça. Mas atente-se para deixar o lado direito do feltro (veja aqui como identificar) por dentro da dobra! Assim você terá a certeza que ele sempre estará limpo e livre de bolinhas.

 

2- Cuidado com a sujeira e os pelinhos

Guarde o feltro separado por cores ou tons, pois como o feltro solta pelinhos, os mais claros podem ficar com aspecto de sujo, caso tenham muito contato com os mais escuros. Feltro branco e/ou muito clarinhos, devem ser guardados em saquinhos, pois sujam com muita facilidade.

 

3- Não puxe!

Retire com cuidado do armário, estante ou caixa, sem puxar pela borda (como costumam fazer nas lojas de tecido), pois isso estica o feltro e danifica as fibras que foram puxadas e você perderá um pedaço por descuido.

 

4- Cuidado com odores

O feltro possui a propriedade de absorver cheiros. Por isso é muito importante deixá-los longe da cozinha, cigarro e outros cheiros fortes. Você pode não sentir, mas o seu cliente vai. Imagina ele recebendo uma peça de feltro com cheiro de bife ou cigarro?!

Evite também borrifar perfumes muito fortes. Pode parecer um mimo, deixar a peça cheirosa para o cliente, mas não esqueça de levar em consideração que algumas pessoas tem alergia à perfumes e isso pode não sair como você queria.

 

5- Mantenha longe de Pets

Eu sou gateira assumida e aprendi que feltro deve ser mantido longe deles!

O feltro atrai muita sujeira, como poeira e pêlos e por mais que tomemos cuidado, pode ser que acabe passando algum pelinho dos nossos filhos de 4 patas e alguns clientes não enxergam isso como algo muito bom. Eu já recebi peças e metragens de feltro com pêlos de animais e realmente o aspecto não é dos melhores.

Sem contar que devemos levar em consideração as pessoas alérgicas. Principalmente se a sua peça for destinada à maternidade.

Sim! Todo cuidado é pouco e por via das dúvidas, deixe sempre o feltro longe dos pets, sejam gatos, cachorros, coelho, periquito, tartaruga, etc..

 

 

Conhece alguma outra dica de armazenamento e cuidado com o feltro? Deixe nos comentários!

😉

Compartilhar:

Deixe um comentário

TOPO