Eu sou o tipo de pessoa muito visual.. se o que eu precisar fazer não estiver literalmente na minha cara, eu acabo esquecendo e não faço.

Uma dessas coisas é me programar para as datas comemorativas. Geralmente eu fico super perdida no tempo.. e quando vejo está super em cima de alguma data importante para lançar apostilas.. como Páscoa.. Natal.. etc.

Então, para o ano de 2019, resolvi fazer um planner anual de parede, bem grandão e bem na minha cara, hahahaha!

Para isso, usei o quadro branco que comprei na Kalunga. Ele tem 90 cm por 60 cm e também usei canetas permanentes coloridas, pois preciso que a base dele não se apague com facilidade.

 

 

Antes de começar, fiz o projeto no Illustrator, com todas as medidas e espaços.

 

 

Depois foi só medir o quadro branco e aplicar as medidas do projeto. Usei caneta permanente prata para as linhas bases das semanas e a dourada para os domingos. Para isso usei uma régua de Patchwork, que me ajudou muito à fazer as linhas certinhas, de 1 em 1 cm.

 

 

No projeto eu fiz as linhas com 1,2 cm, mas no quadro, para facilitar acabei fazendo de 1 em 1 cm.. isso deu uma diferença no final. Ainda bem que comecei por baixo.. hehehehe

A linha de cima que acabei marcando à mais com a caneta permanente, consegui apagar, primeiro usando um papel higiênico macio, com um pouco de força e movimentos circulares e depois com um cadinho de álcool, só para tirar o restinho da marca. Usei bem pouquinho, para não estragar o verniz do quadro.

 

 

Marquei os dias da semana, usando a caneta prata (para os dias da semana) e a dourada (para os domingos), mas não gostei muito, pois elas tinham a ponta grossa e não ficou do jeito que eu queria.

Com as canetas coloridas, risquei os meses e as divisórias, uma cor para cada mês. Como elas têm a ponta mais fina, ficou mais legal do que a prata e a dourada.

 

 

Então resolvi apagar a escrita dos dias da semana que não havia gostado e refiz com a caneta roxa e laranja, que tinham as pontas mais finas. Gostei muito mais assim!

Para separar as semanas, usei canetinha hidrográfica amarela (aquela normal de escola). Fui riscando no espaço do domingo e como a canetinha não “pega” no quadro branco, fui com a pontinha de um disco de algodão, espalhando a tinta.. só dando um sombreado amarelinho, para que eu possa visualizar os finais de cada semana ao longo do quadro.

 

 

Como esse será um quadro permanente, eu não posso escrever os dias com as canetas permanentes.. e as canetas para quadro branco que encontrei, têm a ponta super grossa e eu não gostei do resultado, pois o espaço das datas é de 1 cm.

Então resolvi cortar quadradinhos de fita crepe e colar nos espaços dos dias. Assim pude usar as canetas permanentes, da cor correspondente ao mês, sem estragar o quadro (pretendo usá-lo nos anos seguintes).

Usei a base de corte e um estilete para isso. Depois precisei de um pouco de paciência para colar quadradinho por quadradinho.

 

 

Aproveitei que tinha aqui umas canetas corretivas decoradas e passei na fita crepe.. fazendo “adesivos” para o quadro. Depois foi só cortar com estilete.

Deixei eles e os quadradinhos à mais de fita crepe na sessão de Notas do quadro, assim sempre que precisar, não preciso ter o trabalho de fazer novamente.

 

 

A parte de cima eu fiz com as canetas próprias de quadro branco.. assim eu consigo apagar e refazer conforme for “enjoando”, com mais facilidade.

Posso ir fazendo conforme os meses.. deixando o quadro temático também.

 

 

Esse quadro vou utilizar para me programar quanto às postagens em redes sociais e lançamentos de apostilas, conforme datas comemorativas.

O planner anual é super bacana pra termos uma noção de feriados por exemplo.. e sempre evitar essas semanas para novos lançamentos.. pois costuma ter menos retorno.. afinal, grande parte do pessoal aproveita para viajar ou descansar.. e eu pretendo fazer o mesmo em 2019.. pois o cérebro também precisa de um descanso.

Também consigo planejar eventos pessoais, férias, aniversários, etc.

 

 

Para colocar os dias, basta pegar algum calendário de 2019 e ir preenchendo, conforme as semanas e os meses e marcar em cores diferentes os feriados da sua cidade.

Esse planner pode ser usando em qualquer ano.

🙂

Em algumas lojas como a Kalunga, você encontra o quadro de planner anual já prontinho.

Caso você não queira fazer assim, deixo como sugestão a loja de uma amiga minha: Nilamo Estudio.

Lá você encontra arquivos digitais, prontos para impressão em folha A4, de planners anuais, mensais, semanais, diários, blocos de anotações, adesivos, marcadores de páginas… com temas mega fofos e valores super acessíveis!

Vale a pena dar uma olhadinha lá!

🙂

Compartilhar:

1 comentário

  1. kikamiyamura 2 de janeiro de 2019

    Oiii Feliz Ano Novo pra vocês !!
    Babando na sua organização …. meu sonho ser assim rs …. Sucesso pra vocês !!
    Bjs

Deixe um comentário

TOPO