Quem vive de artesanato, precisa dar conta de muita coisa: produzir, atender cliente, enviar produto, divulgar, fotografar, cuidar da organização, financeiro.. etc.. etc.. e muitos outros etc..
Eu confesso que por aqui o cérebro está na fase do bug!

Que é aquela que temos muita coisa pra fazer e não conseguimos fazer nada, porque não sabemos nem por onde começar!
Semana passada, eu e o Diego pensamos numa maneira para nos organizar no meio de tanta coisa que precisamos fazer.
E conseguimos algo super bacana.. que já comecei a aplicar por aqui e espero que dê certo.. hahahaha

 

1- Post-its:

O primeiro item são post-its coloridos.. neles vou anotando tudo o que preciso fazer, em diversas áreas.
Escolhi colorido, porque assim eu consigo separar visualmente..
Só não curti muito as estampas fortes, porque quase não dá pra ver o que está escrito..
Comprei no site do Aliexpress e na foto parecia que as estampas eram mais clarinhas..
Enfim.. já estou providenciando outros coloridos, mas dessa vez sem estampas..
Só ter paciência pra chegar agora.. rs

 

 

2- Cartolinas coloridas

O próximo item que usei foram as cartolinas coloridas..
Cada área que preciso trabalhar, tem uma cor específica. Por exemplo:
– Facebook – azul
– Pinterest – laranja
– Blog – amarelo
E por aí vai..
Nessas áreas vou colando o post-it correspondente.

 

3- Tons e Prioridades

Sempre temos muita coisa para fazer, mas nem tudo é prioridade, não é mesmo?
Então cada área de trabalho dividi por nível de cor:
– Tom mais claro: Pode esperar
– Tom médio: Preciso fazer
– Tom escuro: Prioridade
Colei uma cartolina sobreposta na outra.
Cada faixa ficou com 10 cm de largura. O tom mais claro é da altura de uma sulfite (mais ou menos 30 cm), o tom intermediário ficou com 14 cm de altura e o mais escuro com 11 cm de altura.
No total cada faixa ficou com aproximadamente 53 cm de altura por 10 cm de largura.

 

 

4- Títulos ou Símbolos

Para identificar cada área, eu imprimi um símbolo, com a cor correspondente.

Eles ficaram no topo de cada faixa de cor.
Assim só de bater o olho eu consigo identificar o que eu tenho que fazer em cada área.
Além de ter ficado super colorido.. hahahaha

 

5- Montando o quadro

E assim ficou meu quadro de tarefas!
Diego colocou na parede um pedaço de madeira bem fininha, encapamos com um plástico branco, que já tinha sido do outro ateliê, e decorei em volta com uma fita de florzinha.
Colei as faixas, com fita adesiva, por degradê de cores e ficaram assim:
* Rosa: O que eu tenho que costurar.
* Roxo: Moldes para vetorizar e arquivos que preciso fazer.
* Azul: Postagens para colocar no Facebook
* Verde: Coisas do site (cadastrar produto, faturas, pedidos, SEO, etc.)
* Amarelo: Posts para o blog.
* Laranja: Postagens para o Pinterest
* Marrom: Fotos e postagens para o Instagram
* Cinza: vídeos para o YouTube (se o meu cérebro não explodir.. um dia sai.. hahahaha)
Do ladinho eu deixei uma área para idéias. Acho importante anotar para que elas não se percam.

 

 

Então na primeira linha anotei nos post-its cada tarefa que preciso fazer e que pode esperar um pouco.
Na segunda linha o que preciso fazer e que não pode esperar muito.
E na última, nas cores mais fortes, pra realmente chamar minha atenção, o que é prioridade.
Tipo: OWWW!!! FOCA NISSO AQUI! rsrsrs
Por isso ela fica na faixa do meu olhar, quando estou sentada, para que eu consiga focar no que precisa realmente ser feito.
Legal né?
Fica bem evidente que nem só de costura vive uma artesã empreendedora.. rsrsrs

 

 

6- Item opcional – pote de tarefas

Esse item foi uma idéia genial do Diego!
Ao invés de jogar os post-its das tarefas finalizadas no lixo, vou guardá-los em um pote transparente!
Esse é de maionese (lavadinho e bem seco, ok?).
Assim vira um objetivo enchê-lo até o topo com as tarefas já concluídas. Além de dar um ânimo de ver quantas coisas eu realmente consegui fazer em um certo período de tempo.
Porque muitas vezes eu tenho a sensação de que eu não fiz nada no dia.. mesmo tendo feito muitas coisas.. Como não foram “coisas materiais” dá aquela sensação de: nossa.. hoje eu não fiz nada..
Dessa forma eu “transformo” as tarefas em itens visíveis e coloridos.. rsrsrs

 

 

Veja aqui mais detalhes do Pote de Tarefas!

 

– Mas Fáaaatima, eu não tenho como fazer esse quadro pra mim!
Calma!
Disponibilizamos na loja, um arquivo gratuito, no tamanho de uma sulfite, bem simplificado, que você vai poder usar no seu ateliê, em qualquer espaço que tiver!
Clique aqui e pegue o seu!

Só baixar e imprimir, super simples!
Deixamos com o espaço livre para vocês colocarem o título que melhor se adequar a realidade do trabalho de vocês…
São 3 colunas coloridas, que podem ser organizadas por exemplo : Prioridade – Preciso fazer – Pode esperar
Ou por redes sociais: Facebook – Instagram – Pinterest.
Fica à critério de cada um…
E também tem uma folha de sequência de colunas.. para colocar uma sulfite embaixo da outra, dependendo da quantidade de tarefas.
Basta imprimir o modelo e as folhas que forem melhor pra vocês.. deixamos bem customizável!

 

 

Espero que ajude vocês.. assim como está me ajudando!

Beijokas!

😉

 

5 Comentários

  1. Maravilhoso!!!!! Amei! Obrigada!????????????

  2. TAIS 22 de março de 2018

    Perfeito!!!!!!
    Obrigada por esta grande contribuiçãoooooo!

  3. ligiasmb 9 de agosto de 2018

    Quanto mais eu te acompanho, mais impresssionada eu fico com a sua organização! Parabéns! E muitíssimo obrigada, porque está me inspirando muito! ❤️

    • Fatima Barbosa 10 de agosto de 2018

      Que bom saber Ligia!!! Eu que agradeço o carinho! Sucesso pra vc! <3

  4. katia1 23 de janeiro de 2019

    Hahaha tô passada com sua organização. Amei ❤️

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