Já falamos sobre as agulhas, linhas e feltro. Agora chegou a hora das tesouras!

Para alguns, encontrar a tesoura perfeita, é como encontrar a metade da laranja.. demora, mas não é missão impossível!

Aqui no ateliê, para o feltro, eu uso basicamente dois tamanhos: uma tesoura média e uma pequeninha.

 

Multiuso

A tesoura que mais uso nas peças é a conhecida como Multiuso.

Essa tem um tamanho médio de 18 a 19 cm, é bem leve, barata e ideal para cortar peças todos os tamanhos de peças.

Eu não gosto de aconselhar marcas, pois cada um vai usar a que mais gostar. Por isso meu conselho é: vá em um armarinho, escolha uma tesoura com o tamanho médio, que não seja muito cara e teste. Ela não pode machucar sua mão, tem que ser leve e ter um bom corte.

 

Bordado

Eu gosto de ter sempre uma tesoura pequena de ponta fininha. Ela me auxilia no corte das linhas principalmente e também uso para cortar um ou outro detalhe bem pequeno ou vazar alguma peça em feltro, como as máscaras e barbinhas dos Pockets.

 

Escolar ou outra tesoura cega para papel e outros materiais

Tenha sempre uma tesoura à parte para cortar os moldes ou partes de papel, papelão, E.V.A e outros materiais. Pode ser a escolar, aquelas bem simples de ponta arredondada ou alguma tesoura que já tenha ficado cega.

Eu uso uma que já ficou cega no feltro, marcada com uma fita decorada, para não confundir.

 

 

Essas são as tesouras básicas para se ter quando começamos à trabalhar com feltro. Mas também tem as tesouras decoradas ou conhecidas como Escalope. Elas conseguem cortar em picotes, ondas ou outros formatos. Mas não é essencial para o trabalho em feltro.

E você? Quantas tesouras tem no seu ateliê? Qual sua preferida? Me conta aqui nos comentários!

 

1 comentário

  1. sfbatista 9 de fevereiro de 2019

    Estamos de parabéns, usamos as mesmas tesouras, alias, para papel gosto de usar uma sem ponta, tipo escolar e uma grande toda de metal que não sei de onde apareceu em casa. Minha briga com a familia é o de sempre, o povo entra no ateliê e pega qualquer tesoura para cortar. Ja perdi inumeras tesouras. Hoje deixo avisado que as tesouras da minha mesa ninguem pode usar, somente as que estão na cesta do lado da mesa. consegui com isso um pouco de sossego.

Deixe um comentário

TOPO