Para que você possa organizar as finanças do seu ateliê é necessário anotar tudo o que entra e o que sai de dinheiro.

Para isso você pode usar a planilha de Fluxo de Caixa que disponibilizamos anteriormente AQUI!.

Você também pode anotar em um caderno e depois transferir para a planilha o valor total do dia.

 

Já mostrei no Instagram como faço isso aqui no ateliê e decidi colocar aqui no blog também, para quem precisar, já que nos Stories do Instagram esse conteúdo some em 24 horas.

 

Usando fichários para se organizar

Eu uso um fichário pequeno, que comprei no Aliexpress, de courino.. Antes eu usava cadernos.. mas acabava bagunçando tudo.. então dessa vez resolvi usar os fichários, que dá pra ir organizando melhor as folhas.. mas isso vai de gosto pessoal.

 

 

Eu separei esse fichário em duas partes, de acordo com os meios de recebimento da loja (PayPal, Pagseguro e Transferência Bancária).

Uma das partes eu uso para anotar as vendas do PayPal e Pagseguro, assim como as taxas das plataformas.

Outra parte uso para anotar as Transferências / Depósitos.

 

Anotando o dinheiro que entra

Na parte de depósitos, eu anoto o dia e os dados que o banco me mostra no extrato. Quando utilizava o Itaú, ele mostrava um tanto de números que era super confuso e eu tinha que anotar todos..

Agora usando o Nubank, ele me mostra o nome da pessoa que fez a transferência / depósito e é muito mais prático..

Sem contar que o Itaú bagunçava os depósitos da semana e eu tinha que ficar conferindo todos os dias.. me tomava muito tempo e me deixava irritadíssima!

Com o Nubank isso não acontece.. o extrato é por ordem de depósito ou retirada e não muda conforme acaba o dia.. é uma mão na roda! Amo!

Por isso, eu anoto o dia da venda e o Nome mostrado no Extrato do Nubank, com o valor na frente.

Depois eu verifico os comprovantes enviados por email e faço as liberações de acordo com os dados do banco, sempre no final de cada dia, por volta das 19:00.. assim só preciso entrar na conta uma vez por dia e não atrapalho a minha produção do dia.

Se eu tiver que parar para entrar no banco e verificar sempre que recebo email, atrapalha muito meu dia.. assim, concentro tudo em um horário específico.

Assim que faço a liberação do pedido, marco um coração na frente.. assim sei que já conferi o comprovante e já liberei na loja.

Quando não recebo o comprovante não faço nenhuma marcação e fico à espera do cliente entrar em contato, pois muitas vezes o nome no comprovante não é o mesmo do cliente e fica difícil adivinhar de quem é. Por isso o comprovante é tão necessário nesse caso.

 

 

Anotando as vendas de plataformas de pagamento integradas no site 

As vendas pelo PayPal e PagSeguro, são mais automáticas, pois envolve outras plataformas. Então assim que o pagamento é aprovado, o arquivo é liberado na loja, sem o meu envolvimento e a necessidade do comprovante.

Porém, ainda assim eu preciso anotar não só as vendas dessas plataformas, como as taxas cobradas. Também faço essas anotações por volta das 18:00 / 19:00 , que é o horário que eu encerro as atividades no ateliê e vou fazer janta e descansar.

 

O PayPal cobra muito menos taxa do que o PagSeguro e libera os valores no mesmo dia, porém, não oferece a opção de débito online nem boletos, como é o caso no PagSeguro.. que por sua vez cobra uma taxa maior e tem um prazo de 14 dias úteis para liberar o dinheiro pra minha conta..

Cada plataforma tem suas vantagens e desvantagens.. fazer o quê?

 

Para essas vendas, separo duas colunas para cada plataforma, onde anoto o valor da venda e a taxa.. depois anoto o total do dia e passo esse valor lá para a planilha do fluxo de caixa, junto com os valores de transferência / depósito (se houver).

 

 

Cuidando para não confundir

Eu poderia anotar diretamente na planilha de excel.. como eu fazia há uns meses atrás.. Porém eu acabava me confundindo com valores parecidos.. depois para fazer conferência era um saco.. ainda mais pra mim que adoro sair por aí anotando coisas.. Por isso resolvi usar o fichário e a planilha..

Você vai anotar da maneira que for melhor pra você..

 

Pode ser só no caderno.. só na planilha.. em aplicativos de finanças.. enfim.. da maneira que funcionar melhor pra você… O importante é anotar!

 

E o dinheiro que sai? 

Tão importante quanto anotar o dinheiro que entra das vendas, é anotar o que saiu também.

Como aqui eu uso muito cartão de crédito (para pegar os pontos e descontar na fatura depois.. hehehehe), já anoto os gastos diretamente na planilha do fluxo de caixa, também no final do dia.

E todo final de mês eu abro o extrato do cartão e verifico no meu fluxo de caixa todos os valores gastos.

 

 

No próximo post vou mostrar como essa planilha de fluxo de caixa pode te auxiliar na avaliação das finanças do ateliê e também no planejamento dos próximos meses e anos.

 

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